Curiosidades sobre Alice no País das Maravilhas de Tim Burton

Cartaz de Alice no País das Maravilhas 2010 Sempre que me interesso por um filme dou um pulo ao IMDB para saber mais, especialmente as curiosidades. Como não há tradução para o português e pouca gente que conheço faz isso vou passar a botar aqui no Quintinices.

Um que está recheado de curiosidades é o Alice no País das Maravilhas de Tim Burton, afinal um filme de Burton com Depp é claro que vai ser curioso.

  • A audição para os 250 extras foi feita na cidade inglesa de Plymouth em 6 e 7 de agosto de 2008. Os requisitos foram: pessoas com um "look vitoriano”e que os candidatos que não tivesse tatuagens visíveis, piercings ou cabelos tingidos.
  • Atriz Mia Wasikowska derrotou vários candidatos para o papel de Alice, incluindo Amanda Seyfried e Lindsay Lohan que fez lobby para o papel.
  • Este filme é 7o em que Johnny Depp trabalhou sob a direção de Tim Burton e o 6o de Helena Bonham Carter.
  • A fotografia principal do filme levou 40 dias.\
  • Apesar do fato de haver muitos outros filmes de “Alice no País das Maravilhas”, Tim Burton disse que nunca sentiu uma conexão emocional com ela e sempre pensou que era uma série de encontros aleatórios de uma menina com um personagem louco para outro  (na verdade, os livros originais fazem parte de um gênero de fantasia que já foi popular em que o personagem não faz nada exceto vaguear em torno de um encontro louco para outro. Aqueles filmes estavam apenas replicado o verdadeiro espírito dos livros originais.). Tim disse que era o desafio para ele – para fazer Alice sente como uma história em oposição a uma série de eventos, ele tentou criar um quadro, uma ancoragem emocional, que ele sentia que nunca tinha visto em qualquer versão anterior
  • Amanda Seyfried foi uma das que fizeram teste para ser AliceTim Burton e Johnny Depp trabalharam duro para dar ao Chapeleiro Louco mais profundidade e presença que nas versões antigas. Na verdade, a dupla trocou esboços e temas para o personagem antes de criar esta nova versão.
  • De acordo com Tim Burton, foi circunspeção de Mia Wasikowska que a fez ganhar o seu papel.
  • Johnny Depp diz que gosta de "um desafio" enquanto está filmando, mas admitiu que o processo de filmagem em frente à uma tela verde "exaustivo", e que se sentiu "tonto no final do dia".
  • No trailer é visível que o Chapeleiro Louco tem problemas nas pupilas. O direito é dilatado e de uma esquerda não é. Isso pode implicar em lesão cerebral grave.
  • Los Angeles Times relatou que Burton baseou a Rainha Branca, no filme interpretado por Anne Hathaway, na autora do livro de receitas e apresentadora de um programa de Tv a britânica  Nigella Lawson. "Existe esta apresentadora de um programa de culinária na Inglaterra muito bonita chamada Nigella Lawson e eu discretamente tinha ela como minha imagem para esta personagem", disse Burton. "Ela é muito bonita e ela faz tudo isso cozinhar, mas então há este brilho nos olhos e quando você vê vai , ‘Uau, é como se ele fosse… realmente louca." Quero dizer de uma forma boa. Bem, talvez. Eu não sei ".
  • Helena Bonham Carter afirmou em 17 de fevereiro de 2010 no  "The Late Late Show com Craig Ferguson" (2005) que a duas semanas da estréia, Tim Burton ainda estava trabalhando no filme.
  • Burton se baseou em Nigella Lawson para fazer a Rainha BrancaAntes de Tim Burton estar envolvido no projeto foi oferecido para Anne Hathaway o papel principal de Alice mas ela recusou porque era muito parecido a outros papéis que ela já havia feito. No entanto, ela estava interessada em trabalhar com Burton, assim ela estava grata de ser escolhida como a Feiticeira Branca. Ela fez todas as suas cenas em apenas duas semanas.
  • É o primeiro filme de Tim Burton a não ter créditos de abertura.
  • O nome do pai de Alice no filme, Charles, é uma homenagem ao autor  Lewis Carroll que também era conhecido como Charles Dodgson.
  • Michael Sheen foi originalmente lançada como o Gato de Cheshire, mas desistiu devido a conflitos de agenda.
  • Dwayne Johnson e David Walliams foram considerados para o papel do Chapeleiro Louco.
  • Na cena em que o Chapeleiro está fazendo chapéus há duas fotos ao lado da porta onde o Valete de Copas entra. Uma foto é a Falsa Tartaruga em "Alice no País das Maravilhas" e o outro é a morsa de "Através do Espelho".
  • Dwayne Johnson poderia ter sido o Chapeleiro Louco O Chapeleiro Louco pergunta várias vezes Alice, "porque um corvo é como uma escrivaninha?" Isso foi retirado dos livros de Lewis Carroll. Carroll admitiu que nunca houve uma resposta para a pergunta, o fez sem uma resposta. Algumas pessoas têm dito que a resposta é porque Edgar Allan Poe trabalhou em ambos.
  • A cena de batalha no final se assemelha a uma cena de xadrez para homenagear ao jogo de xadrez que Alice está jogando por todo o texto original de “Através do Espelho”.
  • Emmy Rossum foi considerada para ser a Rainha Branca, mas Tim Burton achou que ela era muito jovem.
  • Um dos navios de Alice no final é chamado a "Maravilha". Sendo este um filme da Disney, é uma referência ao navio “Wonder” (Maravilha) da Disney Cruise Line.
  • Johnny Depp assistiu à comédia escocesa "Rab C Nesbitt" (1990) para aperfeiçoar o sotaque de Glasgow de seu personagem.
  • Charles Kingsley, o nome do pai de Alice neste filme, é também o nome de um famoso autor britânico de fantasia vitoriana. O livro mais famoso Kingsley é Water Babies, que tem várias semelhanças com o filme.
  • Emmy Rossum foi considerada para ser a Rainha Branca Nos minutos iniciais do filme, há uma foto da lua, em que o rosto do Gato de Cheshire é rapidamente visível.
  • Apesar da sua cor estranha, Absolem a lagarta, temo modelo de uma larva da borboleta monarca (que é listrada em branco, amarelo e preto). Quando vemos Absolem como uma borboleta no final do filme, o padrão de suas asas também é o de um monarca, salvo novamente suas cores (borboletas Monarch tem asas cor de laranja).
  • Em um momento em que o Ratão é pesquisar o Chapeleiro num castelo da rainha vermelha, olha em um quarto vago. A caricatura de Henry VIII pode ser visto na parede distante.
  • A Rainha Vermelha pede Stayne em um ponto se é melhor ser temido do que amado, se não tanto, afirma ele, como ela faz mais tarde, que é melhor ser temido do que amado. Esta é uma referência a uma famosa citação de O Príncipe de Maquiavel, onde ele faz a mesma pergunta, e responde: "Pode ser uma resposta que gostaria de ser ambos, mas, porque é difícil para uni-los em uma pessoa, é muito mais seguro ser temido do que amado. "
  • Embora o personagem de Helena Bonham Carter ser chamado a Rainha Vermelha, e ter uma rivalidade com a Rainha Branca como a Rainha Vermelha de “Através do Espelho”, o personagem é, de fato, em todas as outras formas tem com base na Rainha de Copas de Alice no País das Maravilhas, incorporando sua raiva, mania de decapitação e gosto por croquets de flamengo-e-ouriço. É por isso que, enquanto o exército Rainha Branca tem como tema o xadrez, o exército Rainha Vermelha tem o baralho.

Borboleta Monarca